sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Requalificação da Iluminação Pública do Jardim 25 de Abril em Belas



Desde dia 18 de Janeiro que o Jardim 25 de Abril em Belas tem nova iluminação.

O consumo de energia constitui uma fatia importante na factura dos municípios, sendo que a Iluminação Pública é um grande peso nas contas correntes dos mesmos.

O projecto tem por base a substituição de 25 luminárias existentes neste jardim que até à data eram equipamentos ferromagnéticos com lâmpadas de vapor de sódio de alta pressão com potência de 100W, e que hoje são 25 luminárias equipadas com balastros electrónicos de alta frequência com redução de fluxo luminoso em horas de baixo movimento, com lâmpadas de vapor de sódio alta pressão com potência de 70W.

O novo balastro ao permitir redução de fluxo vai ainda permitir reduzir o consumo de cada ponto de luz em cerca de 40% nas horas de menor movimento.Com estas novas luminárias é possível melhorar a qualidade da iluminação deste parque reduzindo o consumo energético em quase 50%.

Os ganhos obtidos com esta solução serão ainda mais significativos se considerarmos os ganhos indirectos obtidos com a utilização do balastro electrónico de alta-frequência com duplo nível. Que em traços gerais são os seguintes:

· Aumento da vida útil das lâmpadas com consequente redução dos custos de manutenção e reposição de lâmpadas;
· Redução do número de falhas prematuras das lâmpadas;
· Prováveis ganhos obtidos com a estabilização da tensão.

Em termos energéticos temos:
· Consumo antigo: 12.479,5 kWh/ano
· Consumo actual estimado: 6.256,1 kWh/ano
· Redução da factura anual estimada: 560,11 €/ano

As antigas luminárias estavam em estado avançado de degradação, sendo que maior parte dos difusores estavam completamente partidos com a lâmpada à vista que causava encadeamento a curta distância e fraca dispersão da luz a distâncias maiores. A situação de difusores completamente opacos também se verificava o que implicava uma fraquíssima transmissão de luz.

Sem comentários: